Data de publicação: 05/02/2010
Efeitos da suplementação oral com isoflavonas na função endotelial de mulheres na pós-menopausa
Pesquisadores da China avaliaram os efeitos da suplementação oral com isoflavonas na função endotelial, medida como a dilatação mediada pelo fluxo (FMD), através de uma meta-análise de estudos randomizados placebo-controlados.
Foi realizada uma busca no PubMed, Embase, Cochrane e outras listas de referências, sendo incluídos 9 artigos nesta revisão. Os resultados mostraram que a isoflavona aumentou significativamente o FMD (p=0,0002). A análise de regressão indicou que o FMD basal ajustado pela idade esteve inversamente relacionado com a amplitude do efeito. A análise de subgrupos mostrou que a suplementação oral com isoflavonas não teve influencia sobre o FMD em relação ao FMD basal ajustado pela idade se este fosse >5,2% (4 estudos, p=0,69). A melhora pareceu ser significativa quando os níveis basais de FMD ajustados pela idade eram <5,2% (5 estudos, p<0,0001), embora ainda fosse detectada uma heterogeneidade significativa neste subgrupo com baixo FMD basal.
A conclusão foi que a suplementação oral com isoflavonas não melhora a função endotelial em mulheres na pós-menopausa com níveis basais altos de FMD, mas melhora significativamente em mulheres com baixos níveis basais de FMD.
Fonte: Bibliomed, 05/02/2010